Segundo a nota divulgada pela REN, “devido às variações extremas de temperatura no interior da Espanha, houve oscilações anômalas nas linhas de muito alta tensão (400 KV)”. Segundo a operadora, a restauração completa da rede elétrica do país pode levar até uma semana.
A vibração de cabos utilizados em linhas de transmissão e distribuição de energia pode causar sérios problemas na rede elétrica. Essas vibrações podem ser causadas por fatores atmosféricos, principalmente pelos ventos.
A movimentação eólica faz com que as linhas vibrem com alta frequência e pequena amplitude, gerando uma pressão que pode afetar o funcionamento do cabo condutor, causando danos na estrutura e até interrompendo o fornecimento de energia da rede.
Por volta das 12h30 em Madri e às 11h30 em Lisboa, houve cortes de energia em grande parte da Península Ibérica. Partes do País Basco foram brevemente afetadas, mas não por muito tempo.
As interrupções afetaram trens, linhas de metrô e aeroportos internacionais nos dois países. A fornecedora de energia elétrica espanhola, Red Electrica, afirmou que o restabelecimento do fornecimento de energia a todos os clientes pode levar de seis a dez horas, em declarações a uma emissora local nesta segunda-feira.
As autoridades espanholas solicitaram que as pessoas minimizem seus movimentos e liguem para os serviços de emergência apenas em casos de emergência extrema. Também pediram que as pessoas se mantenham afastadas das estradas para que os socorristas possam acionar o sistema.
A polícia portuguesa alertou que semáforos e iluminação pública correm o risco de falhas, pedindo aos motoristas que evitem deslocamentos desnecessários e prestem atenção redobrada nas estradas. A companhia aérea portuguesa TAP Air também solicitou que os viajantes não se desloquem para o aeroporto.
O apagão de energia elétrica que atingiu grandes partes da Espanha e de Portugalnesta segunda-feira (28) afetou aeroportos e estações de trem nos dois países. Imagens captadas pela plataforma de monitoramento de voo Flightradar24 mostram impacto do problema no tráfego aéreo no aeroporto internacional de Lisboa
Por causa da falta de energia, que começou por volta das 12h no horário local (7h em Brasília), vários serviços foram interrompidos. Companhias aéreas relatam problemas nos aeroportos de Barajas, em Madri, e El Prat, em Barcelona. Controladores de tráfego aéreo também informam sobre restrições e redução de operações no aeroporto de Lisboa.
Imagens mostram o metrô de Madri parado e às escuras após apagão.
A operadora da rede elétrica de Portugalafirmou, por volta das 11h de Brasília, que o apagão foi resultado de uma falha na rede espanhola, relacionada a um fenômeno atmosférico raro. Não há indicativo de que a falha tenha sido causada por um ciberataque.
O chefe de operações da rede REE, da Espanha, afirmou que o restabelecimento do fornecimento de energia na Espanha poderia levar de seis a dez horas.
Mín. 23° Máx. 32°